sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Stieglitz em Cinco Momentos

Na aula de 19 de Agosto no Sesc Pompéia, vimos o trabalho de Alfred Stieglitz e dos Pictorialistas, principalmente os americanos. Muitos aspectos do trabalho dele foram explorados pelos alunos, de acordo com a pesquisa feita e o interesse de cada um a partir dela. A minha pesquisa envolveu a trajetória do artista em busca por algo que ele mesmo chamava de "A Fotografia da Idéia" - um ideal que ele perseguiu de diversas formas, muitas vezes contraditórias, mas no fim das contas complementares, ao longo de toda a vida. Os cinco momentos abaixo são sugeridos por Sarah Greenough, organizadora do livro Alfred Stieglitz - Photographs and Writings, que acompanhou a exposição de mesmo nome na National Gallery of Art. O ISBN: 0-8212-2563-4.

Momento 1: Stieglitz, estudante de engenharia em Berlin, estuda também fotografia com um cientista renomado. Pega o gosto por levar os filmes e as câmeras no limite das suas capacidades conhecidas. Testa tudo e cria soluções para situações de luz impossíveis para os materiais da época. Nessas fotografias teste ele geralmente fotografa temas inovadores e de forma inovadora para a época. Mas quando fotografa para fotografar, segue a estética da pintura de gêneros alemã, meio que como todo mundo ao seu redor.





Segundo Momento: Ao voltar para os EUA, Stieglitz não encontra em Nova Iorque as paisagens idílicas nas quais fotografava na Europa, muito pelo contrário. Mas ao invés de partir para os arredores da cidade, como faziam muitos pintores e fotógrafos da época, decide fotografar na cidade mesmo. E uma vez mais leva equipamentos e filmes ao limite de suas possibilidades, fotografando na chuva e na neve, de dia e de noite. Nessa época envolve-se com o movimento pictorialista, e torna-se um de seus principais líderes nos EUA. Procura expressar sentimentos, crenças, paixões e individualidade através de suas imagens, assim como faziam os pictorialistas, usando objetivas de foco suave, manipulando os negativos e cópias, interferindo nas imagens com tinta e pincéis. Fotografar fatos, mas não como fatos. Fugir do objetivismo fotográfico e da industrialização da fotografia através da produção artesanal de filmes e papéis. Essa era a agenda dos Pictorialistas, que queriam defender a fotografia como arte e levá-la ao mesmo patamar que as outras mídias já estabelecidas nos círculos artísticos.





Momento três: Na galeira de Stiegltiz são exibidos pela primeira vez nos EUA os trabalhos de modernistas como Picasso, Braque, Brancusi, DuChamp, Cezanne, Matisse. E a agenda da pintura abstrata e de como deveria ser a fotografia a partir disso modelam a forma como Stieglitz passa a ver e a praticar a fotografia. A pintura é perfeita para expressar a subjetividade do artista, enquanto a fotografia ... a fotografia não é arte, não é um tipo de arte. Arte é a expressão da concepção de uma idéia. Fotografia é a verificação plástica de fatos. Essas palavras do caricaturista mexicano Marius de Zayas são acatadas por Stieglitz, que durante anos lutou para ver a fotografia elevada a categoria de arte. Em sendo assim, a fotografia é capaz de revelar a essência dos objetos através da forma, contanto que a subjetividade do fotógrafo não atrapalhe. Toda a manipulação subjetiva de negativos e cópias perde o sentido. O Pictorialismo perde o sentido e torna-se uma lembrança incômoda. As fotografias de Stieglitz passam a ser diretas, objetivas, focadas, focadas na forma.









Quarto ato: Stieglitz volta atrás e segue em frente, buscando expressar sua subjetividade através da fotografia. Mas dessa vez sem manipulações e pinturas e desfoques. Se utiliza das características estéticas da fotografia objetiva, explora as formas daquilo que está à frente da câmera, muitas vezes retirando o assunto do contexto a sua volta, mas manifestando em forma de foto o que sente. Dessa época mostramos em aula as imagens chamadas Equivalents. Quando Stieglitez exibiu PIcasso em sua galeria, De Zayas escreveu: "[o artista] recebe uma impressão direta da natureza externa, ele analisa, desenvolve e traduz a impressão, para depois executá-la em seu estilo particular, com a intenção de que o quadro deveria ser o equivalente pictórico da emoção produzida pela natureza." Na época, De Zayas também disse que isso só era possível através da pintura - da fotografia não - e Stieglitz voltou-se para a fotografia direta, objetiva, sem intereferências subjetivas. Agora ele vai usar a fotografia direta, para expressar sua subjetividade através dela. E vai dar o nome de Equivalents para um dos ensaios mais importantes desse período.





E quinto: Para alguns críticos, Sieglitz seguirá fotografando cada vez mais "objetivamente", esquecendo-se de transmitir sua subjetividade através de seu trabalho (se é que isso é possível). Para outros, suas fotografias continuarão utilizando-se dessas características formais comumente relacionadas na época com o meio fotográfico: objetividade, foco, definição, como forma de manisfestar seus sentimentos. Qual é a sua opinião?





Com os agradecimentos pela pesquisa feita pelos alunos do SESC-Pompéia, e pelo entusiasmo com que eles levaram a aula,
andre

2 comentários:

Fer disse...

Meu!!!!
Tá bombando o blog!!!!
Preciso ler isso tdo rs

Curti

bjs

Nana disse...

Com certeza um grande fotógrafo em todos os momentos. Quanto à aula, não tem como não participar e sair dela com entusiasmo. Pelos amigos participantes, pela energia por quem comanda a aula e pelo maravilhoso livro - O Instante Continuo - que nos inspira a cada página.
abraços,
Nana