quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Os Russos e os Flashes de Robert Capa - Por John Steinbeck

Citação Especial para os alunos do Mini Curso de Uso Básico do Flash, ministrado no SESC Pompéia.

Durante o mês de Agosto costumo ministrar Oficinas sobre uso de flash, básico e avançado, no Sesc Pompéia. Logo na primeira aula, enquanto eu mostrava uma foto feita com flash durante uma palestra, um dos alunos perguntou se não houve reclamações da palestrante ou da platéia por causa dos clarões a cada disparo. Respondi que não. Éramos inclusive dois fotógrafos trabalhando no evento e tudo correu bem.
Nem sempre é o caso. Há locais onde o uso de flash é proibido, como no teatro, ou restrito a uma pequena parte do evento, como em shows de música. Uma das alunas chegou a comentar que mesmo quando permitido, o flash é um inconveniente para a platéia. Imediatamente lembrei da citação abaixo, onde o uso do flash durante uma apresentação de teatro foi desastroso por um lado, e um estrondoso sucesso por outro.Divirtam-se:

“O tratorista havia acabado de dar quatro ou cinco passos no palco, e a história havia apenas começado, quando Capa acionou seus flashes para fazer a primeira foto. Isso interrompeu de imediato o desenrolar da peça. A garota de unhas pintadas escondeu-se atrás de umas samambaias e não voltou a mostrar a cara durante todo o resto da cena. O tratorista esqueceu o texto. A líder de brigada tropeçou e tentou em vão salvar a apresentação. O restante da peça foi representado como um eco, com os atores repetindo as falas sussurradas pelo ponto, de modo que se ouvia tudo em duplicata. E toda vez que estavam prestes a se recompor, Capa disparava seus flashes e os deixava desconcertados. (…) A natureza irresponsável da moça decadente era simbolizada tanto pelo esmalte vermelho das unhas como por um colar de contas de vidro e bijuterias vistosas. E o espoucar dos flashes a deixou tão nervosa que ela rompeu o colar e as contas espalharam-se por todo o palco. Foi aí que a peça desandou de uma vez por todas.”
“O público adorou. E aplaudia entusiasticamente toda vez que havia um disparo de flash.”

Um comentário:

luish disse...

seja bem-vindo ao mundo dos blogs!